Em visita a Santana de Parnaíba, o bispo diocesano de Jundiaí, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, visitou a Fábrica de Programadores nesta sexta-feira (23/5). No dia anterior, o religioso foi recebido pelo prefeito Elvis Cezar no Centro Administrativo Bandeirantes, sede da prefeitura.
Na ocasião, o gestor municipal falou de algumas das ações da prefeitura e fez o convite para o bispo visitar a escola de programação. “Criamos a primeira Fábrica de Programadores do Brasil porque acreditamos que investir em tecnologia e na formação de técnicos na área é construir um futuro de prosperidade, de crescimento econômico, de geração de emprego e renda”, destacou Elvis.
Na visita à Fábrica, nesta sexta, o bispo foi acompanhado pelo padre Marcelo Augusto e servidores municipais. Ele conheceu as instalações do espaço, que oferece cursos de linguagem de programação (Jogos Digitais e Python). A Fábrica de Programadores está instalada na Rua São Miguel Arcanjo, 100, no Centro.
Estrutura
No espaço, foram estruturadas sete salas de aula com divisórias em vidro, paredes envelopadas, 21 mesas em cada sala, 20 para alunos e uma para o professor, computadores e aparelhos de televisão de 50 polegadas.
Instituída pelo Decreto nº 5151/2025, a Fábrica oferece atividades que serão acrescidas ao currículo e histórico escolar dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio. O método de ensino dos cursos foi estruturado para oferecer conhecimento técnico e suporte necessários para que os estudantes se transformem em especialistas em programação, mesmo aqueles que estejam iniciando do zero.
A formação em tecnologia da Fábrica de Programadores tem por objetivo colocar no mercado de trabalho profissionais com mão de obra altamente qualificada. A missão do projeto envolve, ainda, estimular o empreendedorismo e a criação de startups, consolidando Santana de Parnaíba como cidade referência em tecnologia e inovação.
Secretaria Municipal de Serviços Digitais